Fundada em 19 de novembro de 1997, por Antonio Donizetti Bianconi, fiel leigo, a Comunidade Católica Querigma, insere-se no contexto das chamadas Novas Comunidades ou Novas Fundações, tal como São João Paulo II as apresenta em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal Vita consecrata, sobre a vida consagrada e a sua missão na Igreja e no mundo, de 25 de março de 1996:

“A perene juventude da Igreja continua a manifestar-se também hoje: nos últimos decênios, depois do Concílio Ecumênico Vaticano II, apareceram formas novas ou renovadas de vida consagrada. […] Estas novas formas de vida consagrada, que se vêm juntar às antigas, testemunham a constante atração que a doação total ao Senhor, o ideal da comunidade apostólica, os carismas de fundação continuam a exercer mesmo sobre a geração atual, e são sinal também da complementaridade dos dons do Espírito Santo” (n. 12).


“O Espírito, que, ao longo dos tempos, suscitou numerosas formas de vida consagrada, não cessa de assistir a Igreja, quer alimentando nos Institutos já existentes o esforço de renovação na fidelidade ao carisma original, quer distribuindo novos carismas a homens e mulheres do nosso tempo, para que deem vida a instituições adequadas aos desafios de hoje. Sinal desta intervenção divina são as chamadas novas Fundações, com características de algum modo originais relativamente às tradicionais. A originalidade destas novas comunidades consiste frequentemente no fato de se tratar de grupos compostos de homens e mulheres, de clérigos e leigos, de casados e solteiros, que
seguem um estilo particular de vida, inspirado às vezes numa ou noutra forma tradicional ou adaptado às exigências da sociedade atual. Também o seu compromisso de vida evangélica se exprime em formas diversas, manifestando-se, como tendência geral, uma intensa aspiração à vida comunitária, à pobreza e à oração. No governo, participam clérigos e leigos, segundo as respectivas competências, e o fim apostólico vai ao encontro das solicitações da nova evangelização” (n. 62).

Reconhecida por Decreto de 10 de outubro de 2012, subscrito por S. Exª Revmª Dom Paulo Sérgio Machado, que promulgou e aprovou os Estatutos Canônicos da Instituição, a Comunidade Católica Querigma constitui-se uma Associação Privada de Fiéis, segundo o que estabelece o Código de Direito Canônico (cân. 298-311; 321-326).

Autor

secretariaquerigma@gmail.com